quinta-feira, 7 de julho de 2011

Educação e Arte


Oi Pessoal!
Eu andei ausente por um mes, por motivos de saude, mas ja estou de volta e cheia de novidades!
Hoje eu vou postar uma idéia muito legal para fazermos com as crianças! Aqui em casa foi um sucesso! A montagem/criação de um livro feito em conjunto com a criança. Eu vou explicar…
Desde 1 ano e 10 meses que eu e meu esposo mudamos a nossa filha do berço para a cama. Eu estava grávida e queria fazer essa mudança com antecedência para que quando nosso filho nascesse em outubro, ela não achasse que tinha perdido seu bercinho para o irmão, já criando um clima de animosidade entre eles. Com isso as visitas ao nosso quarto durante a noite passaram a ser um costume. Toda vez que ela acordava e não conseguia dormir de novo sozinha, lá estava ela querendo dormir conosco e nós fazíamos inúmeras viagens para o quartinho dela, para levá-la de volta. Nós explicamos muitas vezes que ela precisava dormir na caminha dela, etc, mas como a maioria das crianças, ela queria o aconchego da nossa cama e da nossa companhia. Depois de muita conversa nós resolvemos premiá-la todas as vezes que ela dormisse a noite toda no quarto dela, sem levantar. Ela achou o máximo e nós dávamos uma cor nova de tinta, ou uma massina nova, uma cartela de adesivos, coisas assim. Enfim nós conquistamos de novo o sossego de dormir, a maioria das noites, pelo menos, sem sermos acordados com os passinhos rápidos dela ou com cheirinho dela no meio da cama.
O problema é que um outro problema surgiu, ela passou a tentar prolongar o máximo possível a rotina da noite. Desde que ela tinha poucos meses de vida, nós estabelecemos uma rotina em casa, toda noite ela janta, toma banho, vai pra cama, nós contamos uma histórinha e depois é hora de dormir. De uns tempos para cá ela pede mais uma “tolinha”, “fica só mais um pouquinho mami”, “mais um gagau quentinho”, enfim… Nós sempre explicávamos para ela o quanto estávamos cansados, relatávamos tudo o que tínhamos feito no dia, etc e ressaltávamos a importância dela dormir sozinha. Mas era só sair do quarto que em poucos minutos já vinha aquela carinha sapeca atrás da gente, tentando barganhar algum privilégio. Depois de perceber o quanto aquilo estava nos cansando e passando dos limites, e depois de muita conversa eu resolvi fazer um livrinho com ela contando a histórinha do nosso dia. Primeiro eu pensei em recortar fotos de revistas e me dei conta que eu já havia colocado todas no lixo reciclável (como os tempos mudam né?! Na minha época de criança as revistas eram fontes de muitos trabalhinhos da escola!). Eu apelei então para a nossa velha amiga “internet”, mais especificamente ao “google images” e fiz uma seleção de imagens e fotos para a montagem do nosso livrinho. Comprei papel tipo cartolina em tamanho A4 e no dia seguinte, enquanto meu pequeno dormia, eu propus a ela fazermos uma atividade artística. Ela amou a idéia! Eu já tinha cortado as figuras, pois achei que ficaria muito longo e ela perderia o interesse, nos seus 2 anos e 10 meses e limitada capacidade de concentração. Nós montávamos a histórinha antes, eu fazia ela pensar e me responder perguntas do tipo, “O que a gente faz quando acorda?”, “Como nós ficamos no fim do dia?”, “Dentre essas fotos, quais parecem caras de cansados?” e por ai vai. Depois de montar cada página eu deixava ela brincar de espalhar cola e colar como quisesse. Quando concluímos a atividade, nós recapitulamos a histórinha, que eu entitulei “Importante Dormir” e ela quiz colar adesivos de estrelas e carinhas felizes (smiles) para as situações em que as crianças da histórinha agiu corretamente.
Foi uma experiência muito boa e proveitosa! Ela curtiu o momento artístico e o fato de ela montar a histórinha pensando e visualizando as situações em fotos, ajudou ela a assimilar melhor a importância de deitar e dormir sem ficar chamando o papai e a mamãe. Desde esse dia, ela melhorou muito!
Eu gostei tanto do resultado que já estou pensando no segundo livrinho que será sobre a importância de dividir, assunto que anda em pauta assiduamente aqui em casa! J
Façam uma experiência e se gostarem da idéia, dê-nos o seu depoimento!
Um beijo especial,
Priscila.

4 comentários:

  1. Oi Pri!
    Amei a ideia! Você é uma mãe especial e dedicada.Lindo demais ver a dedicação em que educa seus pequenos.
    Eu apliquei a tecnica do premio aqui em casa... deu certo.. Pedro já acordava dizendo:" Cade minha revistinha mamãe?" Mas percebi também que se ele dormir assistindo TV fica com o sono agitado e vem para nossa cama.. Então intensifiquei o ritual noturno e está dando certo.
    Super beijo
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pri... será que dessa vez eu consigo deixa meu comentário? rs Vai ser a 5a vez!

    Eu adorei a sua idéia! Educação, Arte e Amor! :)
    Lá em casa os meninos dormem bem. O erros que comenti com o Matheus, sem perceber, eu tento não fazer com o Guilherme. Um deles é a hora de dormir. Matheus só dorme se for no sofá. Depois pego e levo para a cama.

    Está faltando atitude da minha parte para dar um fim nisso. Porque o que tem ocorrido é que ele tem dormido tarde.
    Tenho que aplicar um ritual nortuno com ele.

    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cândida!
    Obrigada meu anjo, pelo carinho!
    Nós também evitamos a TV à noite, pois causa muito estímulo à cabecinha dos pequenos e acaba deixando o sono mais agitado mesmo.
    Nós usamos tintas como recompensa para Julia sair das fraldas, funcionou muito bem e ela também perguntava, a cada vez que lembrava de pedir para ir ao banheiro, se iria ganhar tinta nova e eu deixava ela escolher a cor. Ela amou a idéia e foi um ótimo incentivo! Agora repetimos a dose para ela deixar e chupeta, demos a ela um aquário e a cada noite que ela dormia sem a chupeta, podia ir na loja e escolher um peixinho. Além disso, nós já tínhamos prometido um trampolim (pula-pula) se ela deixasse a chupeta e assim que o papai montou o trampolim, ela entrou em casa, recolheu as chupetas, colocou num saco e me entregou dizendo que era para as criancinhas que não tinham "bubu". kakakakaka...
    É isso... obrigada pela visita ao blog!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Minha amiga, eu sei do que você está falando sobre cometer erros com o primeiro e aprender e tentar fazer diferente com o segundo! Aqui em casa foi a mesma coisa, nós acostumamos Julia a dormir no colo e por causa disso ela acordava toda noite querendo colo, querendo a nossa presença no quarto para ela dormir. Por dois anos foi assim, até que cansamos e decidimos colocar um ponto final nisso, mas mesmo assim ela continuou visitando nosso quarto a noite, até que eu tive a idéia da histórinha e funcionou bem. Já com Thiago, desde cedo nós acostumamos ele a dormir sozinho e ele já é bem mais independente do que ela era na mesma idade!
    Vivendo e aprendendo né?!
    Saudades amiga!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir